Páginas

Lenda de Cayo Carpo

A lenda de Cayo Carpo, contada em Portugal, passando por Espanha, até à Itália, percorre as zonas mais marcantes dos 'caminhos de Santiago'.
Situada no ano de 44 d.C., na época em que o país se encontrava sob o domínio romano, a lenda explica o significado das vieiras, associadas ao Culto de Santiago de Compostela e aos caminhos da peregrinação.

Matosinhos


Na actual cidade de Matosinhos, a noroeste da Península Ibérica, existe um vasto areal a sul da foz do rio Leça, até 1909 designada de "Bouças", onde Cayo Carpo, senhor deste território, casou com a bela Cláudia Lobo, oriunda de uma excelentíssima família de Gaia.
O país ainda não estava convertido ao Cristianismo, mas foi durante a boda que o soldado romano avistou no mar a embarcação que transportava o corpo de São Tiago, discípulo de Cristo, em direção à sua terra Natal, onde viria a ser sepultado.

Matosinhos

Cayo não conseguiu controlar a força do seu cavalo, que cavalgou mar adentro, causando a preocupação das gentes que avistavam a cena do areal. No entanto, o mar não o engolia, pelo contrário, planava sobre as águas em direção às embarcação, talhada em pedra.

Praia de Matosinhos

Diante da magnitude de tais acontecimentos, Cayo Carpo, depois de ouvir a explicação dos tripulantes, que transportavam o corpo do seu mestre, converteu-se logo ali ao cristianismo, sendo baptizado, o que explica o porquê de esta e outras terras envolventes serem cristãs, muito antes de a religião ter chegado a outras zonas do país.

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Na volta, perante a admiração do povo, o recém convertido surge das águas, matizado de vieiras, pequenas conchas oriundas dos mares do Norte da Europa, e por isso o areal passaria a ser conhecido, desde então, como a praia do "matizadinho".
Mais tarde, aliada à lenda e ao crescente culto de Santiago, a praia e a cidade adoptaram o topónimo, Matosinhos.

Matosinhos

É na mesma praia, junto ao largo do Senhor do Padrão, que todos os anos a cidade encena a recriação histórica da lenda, onde podemos observar os costumes da época, desde os mercados, as lutas romanas, o circo, as bailarinas e costumes pagãos, até aos métodos de conservação de alimentos, como a salga do bacalhau e outros peixes.







Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Como em qualquer feira histórica, também pode encontrar os comes e bebes, com barracas que oferecem as deliciosas sandes de porco, sangrias de frutos e crepes artesanais.
Se quiser trazer outras recordações, além das fotos, encontra também uma variedade de tendas que oferecem desde jóias, a espadas e capacetes semelhantes aos da epoca.

matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos, situada no distrito do Porto, é banhada em grande parte pelo mar e eleita como cidade do "Best Fish in the World". Tradicionalista nos costumes, mas aliada à arquitetura moderna, é um ponto de passagem para quem visita o norte de Portugal, por isso não deixe de lado a oportunidade de participar nesta e outras iniciativas que lhe oferecemos durante o verão.

Até ao próximo post... O Mundo continua ali, à minha espera! 🙏🌍

Sem comentários:

Enviar um comentário