Páginas

Tailândia, a Terra do Sorriso



Quando cheguei na Tailândia, percebi desde logo o porquê de essa ser a "Terra do Sorriso".
A forma como somos acolhidos, a gargalhada tapada por uma mão quase que como por vergonha, a humildade das mãos que se juntam em formato de prece apenas para agradecer.
 

Pessoas felizes têm uma aura diferente; pessoas felizes sabem ser gratas pelas dádivas que a vida lhes dá; pessoas felizes dão essa sensação de conforto e de lar, como chegar a casa depois de uma ausência prolongada.


Os tailandeses são, sem sombra de dúvida, pessoas felizes, amistosas e coniventes na ideia de que cada um planta o que semeia e, por isso, só tive a aprender com este povo oriental, que tanto se distingue de nós, os ocidentais.


Cada viagem que faço tem sido vivida com tanta intensidade, que se torna a viagem de uma vida. Mas a Tailândia foi, acima de tudo, uma viagem de aprendizado, que me mostrou a pessoa que eu sou e aquela que me quero tornar, com a noção de todos os passos que tenho que percorrer até lá chegar.


À opulência dos templos em Bangkok, revestidos a folhas de ouro e pedras preciosas, opõe-se a antiguidade dos transportes públicos e a simplicidade da costa litoral e das famosas ilhas, como Maya Bay ou as Phi Phi.
Que país rico em beleza e essência!


Maioritariamente budista, o povo tailandês tem uma forma de estar e de viver o dia-a-dia, como se tudo estivesse no controlo do destino. Sem se apressarem demais, sem precisarem de mais...


Quem não admira a calma e a coragem dos 13 meninos que ficaram dias incontáveis presos numa caverna, em Chiang Rai, sobrevivendo à base de águas da chuva e meditação? Quem não reconhece o herói que há naquele treinador, que mesmo com o peso da culpa sobre os ombros, foi capaz de lhes ensinar o poder da mente sobre as fraquezas do corpo?


A Tailândia esteve nas bocas do Mundo, no preciso momento em que regressavamos de lá, mas mesmo de longe, acompanhei esta história de final feliz com o orgulho e a comoção de todos os ensinamentos que podemos tirar destas crianças, dos pais, da família e daqueles que arriscaram a vida para os salvar.


Porque as fronteiras não existem e as nacionalidades deixam de ter importância no país que mais recebe e acolhe influenciadores digitais de todos os cantos do Globo - em parte pelo baixo custo de vida, mas também pelas suas paisagens de tirar o fôlego - a Tailândia torna-se um ponto crucial na vida dos viajantes que procuram inspiração.


Nos próximos posts prometo contar-vos tudo sobre essa viagem, assim como a sua organização e preparação, que envolveu muita pesquisa e um esquema bem planeado para que conseguíssemos aproveitar ao máximo tudo o que país tem a oferecer.

Mas até lá, já sabem... Tenho o Mundo á minha espera! 🌍🙏

Sem comentários:

Enviar um comentário